top of page
as-luvas-medicas-do-desgaste-da-mao-do-close-up-medicam-a-cabeca-de-exame-do-paciente-com-

Especialidades

grupo-de-cirurgioes-no-trabalho-em-sala-de-cirurgia-em-tons-de-azul-equipe-medica-realizan

Cirurgias Ortopédicas

A arte e a habilidade da cirurgia ortopédica são direcionadas para a restituição funcional em sua totalidade:

- Redução aberta e fixação interna de fraturas;

- Enxertia óssea;

- Transposição óssea;

- Substituição articular parcial e total;

- Fasciotomia (tratamento de síndromes compartimentais cirúrgicas);

- Fixação externa (tratamento de fraturas e realinhamento de membros);

- Hastes intramedulares;

- Cirurgias tendinosas (tendão calcâneo, tendão quadricipital, bíceps, entre outros.).

Cirurgias Artroscópicas

Procedimento cirúrgico minimamente invasivo, indicado para tratar lesões nas articulações por permitir olhar as estruturas localizadas em seu interior, como os ligamentos, a cartilagem, entre outras.

Durante a cirurgia, o artroscópio (haste aproximadamente do tamanho de um canudo) é inserido na articulação por meio de um pequeno corte e, através de uma câmera presente no equipamento, imagens são projetadas em um monitor. Desta forma, todo o procedimento cirúrgico é realizado com o cirurgião olhando para esse monitor.

Ao contrário das cirurgias abertas, em que o médico precisa fazer um corte maior, a artroscopia geralmente é menos dolorosa e permite ao paciente um tempo de recuperação menor.

artroscopia-joelho.png
medico-verificando-paciente-idosa-asiatica-com-cirurgia-de-substituicao-do-joelho-cicatric

Cuidados Integrais com o joelho

Tratamento de doenças e lesões traumáticas do joelho:

• Não cirúrgico (ou conservador);

• Inflitração do Joelho;

• Cirúrgicos: Técnincas cirúrgicas eficazes que permitem que o paciente lesionado volte a ter uma vida normal:

1. Artroscopia;

2. Artroplastia (substituição total e parcial do joelho - prótese de joelho);

3. Reconstruções ligamentares do joelho:

> LCA (ligamento cruzado anterior),

> LCP (ligamento cruzado posterior),

> LCL (ligamento cruzado lateral),

> LCM (ligamento colateral medial),

> LPFM (ligamento patelo femoral medial),

> CPL (canto póstero lateral);

4. Alinhamento de membros;

5. Tratamento de luxação de patela.

Medicina da Dor

O médico intervencionista da dor ou médico da dor busca proporcionar produtividade e qualidade de vida ao paciente que sofre de alguma doença ou condição acompanhada de dor, em especial a dor crônica.

Ele deve ser procurado em casos de dores persistentes e, também, quando o tratamento convencional não foi capaz de conter esse sintoma. Essa especialidade médica avalia, diagnostica e trata de todos os tipos de dor.

WhatsApp Image 2019-07-09 at 12.41.13 PM (4).jpeg

Medicina do Esporte

Como o exercício influencia na saúde das pessoas, sejam elas esportistas ou não?

O médico do esporte exerce a função de orientador para a atividade física, analisando o histórico do paciente e seu estado atual. Como? Atuando na melhoria no desempenho esportivo, ganho de força, perda de peso, bio impedanciometria, adipometria e medidas antropométricas em geral.

Traumatologia Esportiva

Prevenção e tratamento de traumas esportivos (lesões do esporte, lesões ligamentares, tendíneas e musculares), sejam estes agudos ou crônicos, além da avaliação e orientação para a prevenção destas lesões.

Dentre os problemas mais comuns dentro dessa especialidade estão as lesões musculares e tendinosas dos membros inferiores, além das patologias articulares que ocorrem por traumas agudos ou quadros degenerativos dos joelhos e tornozelos.

paciente-fazendo-reabilitacao-fisica-ajudado-por-terapeutas.jpg
nutritionist-giving-consultation-patient-with-healthy-fruit-vegetable-right-nutrition-diet

Nutrologia Esportiva

O nutrólogo é responsável por estudar, pesquisar e avaliar os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes, aplicando este conhecimento para a avaliação das necessidades orgânicas, visando a manutenção da saúde e redução do risco de doenças. Ou seja, o acompanhamento do estado nutricional do paciente e a compreensão dafisiopatologia das doenças diretamente relacionadas aos nutrientes permitem ao nutrólogo atuar no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças, contribuindo na promoção de uma longevidade saudável, com melhor qualidade de vida.