Corona Vírus. Protocolo de retorno ao esporte para atletas de alto rendimento.

Uma recente publicação da Br J Sports Med traz um estudo com o protocolo de retorno gradual ao esporte para atletas de alto rendimento que foram contagiados com a Covid-19 e manifestaram sintomas leves a moderados da doença.


De acordo com o artigo, com risco de doença cardiológica, renal, respiratória e complicações hematológicas, recomenda-se seguir cinco passos para a retomada do treinamento esportivo, prestando atenção a fatores físicos e psicológicos após o contágio do Covid-19. É importante salientar que esse é apenas um dos estudos/sugestões de protocolo publicados sobre esse tema.

Se o atleta manifestou sintomas da doença, é preciso seguir o protocolo de retomada lenta ao esporte, orientado por um médico do esporte e mantendo boa hidratação e uma dieta balanceada. Abaixo os cinco estágios de retomada mencionados no artigo:

 

GRTP PROTOCOL (PROTOCOLO DE RETOMADA GRADUAL AO ESPORTE)

Para que o protocolo seja adotado é preciso antes levar em consideração as premissas abaixo:

 

·      O atleta precisa estar apto a completar as atividades diárias e caminhar 500m em solo plano sem sentir fadiga ou dificuldade pra respirar.

·      É preciso ter tido ao menos 10 dias de descanso, sendo 7 deles sem sintomas da doença.

·      Monitorar alguns valores de referência, tais como:

1.     Batimento cardíaco em repouso;

2.     Avaliar o esforço percebido;

3.     Avaliar o sono, estresse, fadiga e dores musculares;

4.     Avaliar possíveis lesões psicológicas antes de retornar ao exporte.

 

Se algum desses pontos acima estiver com valores alterados, incluindo fadiga em excesso, é preciso retornar ao estágio inicial depois de aguardar um período de descanso de 24 horas.

 

Vale ressaltar que o retorno às atividades deve ocorrer com o acompanhamento médico, nunca sozinho. Não tente seguir o protocolo sem acompanhamento, caso tenha sido contaminado pelo vírus.

© Leandro Girardi Shimba por Danielle Shimba

  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

Para marcar uma consulta

(whatsapp)11-94370-7156​