Corona Vírus. Protocolo de retorno ao esporte para atletas de alto rendimento.

03/07/2020

Uma recente publicação da Br J Sports Med traz um estudo com o protocolo de retorno gradual ao esporte para atletas de alto rendimento que foram contagiados com a Covid-19 e manifestaram sintomas leves a moderados da doença.

Lesão ou Ruptura do Ligamento Cruzado Anterior

12/02/2017

O ligamento cruzado anterior (LCA) é um ligamento que fica dentro do joelho e ajuda a dar estabilidade ao mesmo. Sua função principal é impedir que a tíbia (osso da canela) se anteriorize em relação ao fêmur (osso da coxa). Quando este ligamento está insuficiente, o paciente pode se queixar de instabilidade ou de “falseio” no joelho, ou que sente insegurança para fazer algumas atividades como descer ladeiras, correr e jogar bola.

Síndrome do Trato Iliotibial ou Síndrome do Corredor

06/11/2016

A síndrome do trato iliotibial é uma lesão por sobrecarga. É a segunda lesão mais frequente e a primeira maior causa de dor na região lateral do joelho de corredores, podendo acometer também praticantes de outros esportes que envolvem flexões repetitivas do joelho, como o ciclismo e maratonistas de longa distância.

Cuidados com a postura podem evitar dor na coluna

26/06/2016

A dor na coluna é um problema bastante comum e geralmente causado porque as pessoas passam muito tempo sentadas ou com má postura ao realizar suas tarefas diárias.

Capsulite Adesiva do Ombro ou Ombro Congelado

19/06/2016

Corona Vírus. Protocolo de retorno ao esporte para atletas de alto rendimento.

Como evitar lesões no esporte

Qualquer pessoa que pratica esportes está sujeita à se lesionar, seja um atleta profissional ou um atleta amador. Porém, com alguns cuidados essenciais é possível reduzir as chances de lesão, independente do nível de desempenho da atividade.

Atletas que lesionam o joelho correm risco de reincidência do trauma na outra perna

Pesquisas indicam que 40% das pessoas que têm o rompimento do ligamento cruzado anterior (LCA), de um dos joelhos em determinado momento da vida, acabam reincidindo no trauma no outro joelho num prazo de até 10 anos após a primeira ocorrência.

Síndrome do túnel do carpo

É uma doença causada pela compressão do nervo mediano no canal do carpo, estrutura que se localiza no punho.

Condromalácia Patelar

A condromalácia patelar é uma doença de evolução, em sua maioria, lenta. Muitas vezes o joelho incha sem a pessoa sentir dores.

A condromalácia é o amolecimento e degeneração da cartilagem da patela, podendo variar entre seu amolecimento até uma lesão aguda, causando fissuras e provocando desconforto e dores, atingindo toda a espessura da cartilagem da patela.

Os benefícios da caminhada para a saúde

A caminhada é uma atividade física indicada para emagrecer e manter a saúde da mente, reduzindo o estresse e a ansiedade, além de ser recomendada por cardiologistas por melhorar a circulação sanguínea e oxigenação do corpo.

É um dos únicos exercícios físicos que não possui restrição de idade, não requer habilidade e pode ser praticado em qualquer local, a qualquer hora do dia.

Ombro congelado ou capsulite adesiva

É uma das síndromes dolorosas do ombro que gera mais polêmica, por ter sua causa desconhecida e ser bastante discutida, tanto do ponto de vista terapêutico, quanto de seu diagnóstico. Nessa síndrome, a cápsula articular, que reveste o interior da articulação do ombro, sofre um processo inflamatório e de encurtamento, limitando os movimentos do ombro e causando dor.

Cuidados com a postura podem evitar dor na coluna

Estudos da OMS apontam que 80% das pessoas têm ou terão dor nas costas durante a vida. Mas o que pode causar essa dor?

Síndrome do trato iliotibial ou joelho do corredor

A síndrome do trato Iliotibial é uma lesão por sobrecarga. É a segunda lesão mais frequente e a primeira maior causa de dor na região lateral do joelho de corredores, podendo acometer também praticantes de outros esportes que envolvem flexões repetitivas do joelho, como o ciclismo e maratonistas de longa distância.

Lesão ou Ruptura do
Ligamento