Lesão ou Ruptura do Ligamento

Cruzado Anterior

O ligamento cruzado anterior (LCA) é um ligamento que fica dentro do joelho e ajuda a dar estabilidade ao mesmo. Sua função principal é impedir que a tíbia (osso da canela) se anteriorize em relação ao fêmur (osso da coxa). Quando este ligamento está insuficiente, o paciente pode se queixar de instabilidade ou de “falseio” no joelho, ou que sente insegurança para fazer algumas atividades como descer ladeiras, correr e jogar bola.

 

A lesão do LCA é uma das lesões mais comuns do joelho e geralmente ocorre quando sofremos um entorse (ou torção) do joelho, com o pé apoiado sobre uma superfície (por exemplo, o chão) e girando o corpo para lado interno do joelho. Outro mecanismo, mais incomum, é uma desaceleração súbita, classicamente quando um indivíduo “chuta o ar” ao invés da bola.

A Lesão do LCA pode ser dividida em 3 graus, sendo grau 1 uma distensão do ligamento, grau 2 uma ruptura parcial e grau 3 uma ruptura total do ligamento. O quadro clínico apresentado pelo paciente geralmente é acompanhado de um estalo alto no momento da lesão, inchaço importante do joelho, dificuldade de movimentar a articulação e dor para pisar no chão.

O paciente que sofre lesão do LCA, quando puncionado no pronto socorro, comumente observa-se a saída de sangue, classicamente conhecido como hemartrose.

 

Quando o paciente sente instabilidade, o tratamento indicado geralmente é cirúrgico. Em casos em que há lesão e não há instabilidade, usualmente um tratamento conservador com uma boa fisioterapia, gera bons resultados.

 

Caso machuque seu joelho, recomendo que procure um especialista e tire todas as suas dúvidas.

© Leandro Girardi Shimba por Danielle Shimba

  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

Para marcar uma consulta

(whatsapp)11-94370-7156​