© Leandro Girardi Shimba por Danielle Shimba

  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

Para marcar uma consulta

(whatsapp)11-94370-7156​

CUIDADOS COM A POSTURA PODEM EVITAR DOR NA COLUNA

A dor na coluna é um problema bastante comum e geralmente causado porque as pessoas passam muito tempo sentadas ou com má postura ao realizar suas tarefas diárias.

Estudos da OMS apontam que 80% das pessoas têm ou terão dor nas costas durante a vida. Mas o que pode causar essa dor?

Fatores genéticos;
Sedentarismo;
Excesso de peso;
Estresse e mau relacionamento interpessoal;
Má postura.

 

Entre as principais causas para este tipo de dor estão as hérnias de disco, problemas nos músculos ou ligamentos e a má postura.

Desta forma, é muito importante que o corpo esteja sempre alinhado, já que a coluna funciona como um “eixo”, ou seja, se está boa, o resto do corpo acompanha, mas se está torta, tudo fica torto também.

Existem alguns cuidados que podem ser tomados para evitar esse tipo de problema:

1. Ao se sentar: prefira cadeiras com encosto vertical;

2. Nunca carregue mais do que 10% do seu próprio peso. Desta forma, ao fazer compras no supermercado, por exemplo, opte por fazer compras diversas vezes na semana, reduzindo assim o peso que terá de carregar.
3. Para dormir, o colchão não deve ser muito duro nem muito mole. O melhor jeito de deitar é de lado ou de barriga pra cima;
4. Ao carregar bolsas ou pastas, alterne as mãos ou o lado do ombro;
5. Evite saltos muito altos, eles projetam o bumbum para trás , causando uma hiperlordose;
6. Ao limpar a casa, quando estiver varrendo ou aspirando, mova os pés em vez de se curvar ou girar o corpo. Use movimentos curtos;
7. A dor nas costas piora quando se está infeliz ou estressado. Por isso, tente esquecer os problemas do trabalho ou pessoal. Tenha momentos de lazer, faça alguma atividade física leve, como uma caminhada, alongamento ou até exercícios como o pilates e Ioga.