Os benefícios da caminhada para a saúde

A caminhada é uma atividade física indicada para emagrecer e manter a saúde da mente, reduzindo o estresse e a ansiedade, além de ser recomendada por cardiologistas por melhorar a circulação sanguínea e oxigenação do corpo.

 

É um dos únicos exercícios físicos que não possui restrição de idade, não requer habilidade e pode ser praticado em qualquer local, a qualquer hora do dia.

 

O que você está esperando para começar a praticar essa atividade? 30 minutos de caminhada por dia, 5 dias na semana, são o suficiente para sair do sedentarismo. Os inúmeros benefícios da caminhada são comprovados cientificamente, conheça alguns:

 

  1. Prevenção da obesidade e ajuda na perda de peso. A caminhada aumenta o metabolismo basal não só no momento do exercício. Mesmo horas após sua prática, seu metabolismo continua aumentado em relação à pessoas sedentárias, contribuindo para a queima de calorias.

  2. Melhora significativamente a saúde mental. O exercício libera endorfina em nosso corpo, hormônio responsável pela sensação de alegria e relaxamento, combatendo o estresse, depressão e a ansiedade. Além de dar mais disposição para o seu dia e melhorar a

qualidade do sono, pois ao gastar mais energia durante o dia, o corpo adormece mais rápido a noite.

3. Melhora a circulação sanguínea, protegendo contra complicações cardiovasculares (como derrame e o infarto). Segundo a American Heart Association, a prática de uma atividade física de baixa intensidade, por 150 minutos semanais (30 minutos por dia, 5 dias na semana) ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, pois aumenta o fluxo de sangue, dilatando os vasos sanguíneos e diminuindo a pressão arterial. Como divulgado pelo programa “Agita Mundo” esses 30 minutos diários podem ser divididos em 3 vezes de 10 minutos ininterruptos de atividade física.

4. Ajuda a prevenir a osteoporose. A movimentação de todos os ossos do corpo e o impacto dos pés com o chão estimula a formação de massa óssea.

5. Melhora das dores articulares e musculares. A caminhada estimula a contração muscular e a mobilização das articulações, estimulando a produção de líquido articular e contribuindo para a prevenção de dores decorrentes do imobilismo.

© Leandro Girardi Shimba por Danielle Shimba

  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

Para marcar uma consulta

(whatsapp)11-94370-7156​